Página Inicial Fale conosco
Página Inicial Quem Somos Diretoria AGEOS Missão AGEOS Histórico Associados AGEOS Notícias Links úteis Mapa do site
 
 
FOTO DIVULGAÇÃO

Coordenação de Micromedição do Dmae recebe visita da Sabesp

Técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) realizaram benchmarking na Coordenação de Micromedição (C-Microm) do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Dmae) dia 25/8. Segundo o Superintendente de Gestão e Desenvolvimento Operacional de Sistemas Regionais da Sabesp, José Carlos de Lima, a visita buscou conhecer a estrutura e os sistemas de Telemetria (sistemas de obtenção, processamento e transmissão de dados a longa distância) utilizados pelo Dmae.

A C-Micron, setor da Gerência de Gestão de Consumo da Diretoria de Relacionamento com o Cliente do Dmae, desenvolveu e implantou um novo sistema telemétrico de monitoramento de grandes consumidores há pouco mais de cinco anos. O sistema permite o monitoramento constante (diário) de hidrômetros dos maiores consumidores do Departamento realizando a coleta e medição de dados como consumo, vazão e pressão de pontos predeterminados.

Benefícios - O monitoramento real gera análises, indicadores e alarmes instantâneos, além de relatórios customizados que facilitam a construção de perfis de consumo, periodização correta para troca de hidrômetros e projeções de receita, entre outros. Esses relatórios eliminam fraudes, corrigem falhas de leitura, possibilitam projeções de faturamento e outros benefícios devido à grande precisão, diversidade e quantidade de informações coletadas cotidianamente. No Dmae, o próximo passo é aumentar e refinar o tratamento dos dados disponibilizados pelo sistema, garante o engenheiro Maturino Rabello Júnior, coordenador da C-Micron.

Acompanharam a visita ainda o engenheiro Alex Orellana, Gerente de Perdas da Superintendência de Desenvolvimento Operacional da Sabesp, técnicos da Gerência de Gestão de Consumo do Dmae e técnicos da Itron, empresa de sistemas e tecnologias contratada para disponibilizar e operar o sistema utilizado no Dmae.

A Sabesp atende 329 municípios do estado de São Paulo e tem intensificado as ações de combate ao furto de água tratada, os populares “gatos”. O monitoramento com transmissão de dados a longa distância é uma das estratégias para encontrar e coibir essa atividade. 

   
   
Polierg
Motormac
Caetano
Visite o SITE!
Visite o SITE!
Visite o SITE!
Visite o SITE!
BVTO do Brasil LTDA
Links úteis
www.portoalegre.rs.gov.br
www.sicepot-rs.com.br
www.corsan.com.br
www.portoalegre.rs.gov.br/dmae
www.crea-rs.org.br/crea
www.sergs.com.br
www.portoalegre.rs.gov.br/dopa
www.senge.org.br     
  www.makena.com.br www.e3licit.com.br
Agenda
2009 - Desenvolvimento: Concept Consultoria