DIA MUNDIAL DA ÁGUA

2022-03-22 22/03/2022

RANKING DO SANEAMENTO APONTA ÍNDICES DE ÁGUA TRATADA E PERDAS

Nesta terça-feira, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. Além de ser um dos principais elementos presente em nosso cotidiano, é de extrema importância que esse recurso seja de qualidade para uso. Que o Brasil ainda apresenta uma situação precária em relação ao saneamento básico e água tratada todos já sabem, mas talvez poucos brasileiros tenham se dado conta de que o assunto é muito mais grave.

De acordo com o "Ranking de Saneamento - 2016", realizado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, entre os 100 maiores municípios, 91 possuem mais de 80% da população com água tratada. 23 cidades informaram possuir 100% de atendimento total de água tratada e o menor índice foi 26,89% em Ananindeua (PA). O indicador médio das 100 cidades foi 93,27%, o que indica que, no geral, esses municípios possuem níveis de atendimento em água superiores à média brasileira (83% pelo SNIS 2014).

Para o presidente executivo, Édison Carlos, há um abismo no país. Algumas cidades que estão em situação regular de serviços e caminham para a universalização, mas as ruins ficam paradas. Ainda para Édison, é um avanço lento e desigual.

O estudo ainda aborda o Índice de Perdas de Faturamento Total (IPFT), no qual estima a água potável que foi produzida, mas não faturada. Apenas 7 cidades perdem 15% ou menos da água faturada (índice este apontado como ideal). 70 cidades perdem 30% ou mais. O município com pior índice de perdas de faturamento foi Manaus - AM (75%). O indicador médio de perdas foi 41,90.

Édison Carlos comenta: "O fato da maioria das grandes cidades brasileiras não conseguirem cobrar por mais de 30% da água potável produzida é um desastre. É uma gigantesca perda de água, mas principalmente de recursos financeiros que seriam essenciais para a redução das próprias perdas de água, mas principalmente para que mais pessoas fossem atendidas com novas redes de água e esgotos".

Fonte: Instituto Trata Brasil

Publicações Semelhantes