Posse da nova Diretoria 2021/2023

2020-12-08 08/12/2020

Tomou posse no ultimo dia primeiro, a diretoria eleita em 10/11/2020 para o triênio 2021/2023.

Em seu discurso de posse, o presidente eleito, Silvio Luiz Salazar da Silva lembrou que a Associação completará 35 anos em 2021 e prestou homenagem aos fundadores da AGEOS e aos ex Presidentes. Abaixo a íntegra do discurso:

 

"São 35 anos, uma vida, neste período muita coisa mudou, o mundo mudou.  Na infraestrutura, o Brasil evoluiu muito, principalmente em setores como energia e telecomunicações.

Porém, pouco evoluiu no setor de saneamento, setor da infraestrutura historicamente deficitário no atendimento à população, em especial em relação a coleta e tratamento de esgoto sanitário.

Os impactos desse atraso histórico no avanço do saneamento são muitos, atualmente 100 milhões  de brasileiros não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto, e 35 milhões não tem acesso a agua tratada em suas casas.

Aqui no RS, dados de 2018, levantamentos do Instituto Trata Brasil, baseado em dados do SNIS, mostram que temos 86% da população atendida com água potável e apenas 32% com coleta de esgoto, sem falar nos elevados índices de perdas de água na distribuição de 40, 50 e até 60% em alguns municípios.  O estudo estima que no RS o investimento anual em saneamento básico precisa ser ampliado em 6,12 vezes para atingir a meta de universalização até 2033, prevista na Lei 14.026/2020 – O Novo Marco Legal do Saneamento.

É nesse contexto, de necessidades, de dificuldades, mas principalmente de oportunidades, que estamos inseridos.  Devemos e podemos ser neste período promissor que se avizinha, a Entidade Empresarial referência em termos de Saneamento Básico no RS, atuando ativamente na identificação, acompanhamento e auxílio na busca dos recursos necessários.

Sabemos que os recursos públicos são insuficientes, portanto, necessários são também os recursos privados.  E sabemos que somente os recursos privados não são a solução, precisamos sim dos investimentos públicos, sejam do Orçamento da União, de Financiamentos públicos, sejam de recursos próprios dos titulares dos serviços e/ou das empresas públicas e autarquias prestadoras dos serviços de saneamento.

Todo este necessário investimento será convertido em projetos, obras e serviços que serão executados por nós, pelas nossas empresas.

A AGEOS, além da defesa do Saneamento no RS, com firme atuação em entidades representativas no RS, com assentos, por exemplo, no CONESAN – Conselho Estadual de Saneamento, no Conselho Deliberativo do DMAE (indicação da SERGS) e na Câmara Temática do Saneamento – COINFRA/FIERGS, além de parcerias institucionais com o SICEPOT, o Fórum de Infraestrutura do RS e a SERGS, atuará, firmemente, no apoio às empresas associadas na defesa dos seus legítimos interesses junto aos órgãos contratantes, bem como, na defesa necessária e urgente por contratações qualificadas e por preços justos, exequíveis e rentáveis.

O setor do Saneamento, mercado de atuação de nossas empresas, será, nos próximos anos, grande destino de investimentos em infraestrutura e grande gerador de empregos.

 Conclamo aqui a união das empresas associadas, o retorno das empresas que por algum motivo se afastaram da Associação, bem como as novas empresas que atuam no setor no RS a juntos trabalharmos pelo fortalecimento da AGEOS e do Saneamento.

 Por fim, agradeço a confiança de todos, prometendo muito trabalho empenho e dedicação.  Agradeço a disponibilidade de todos da Diretoria e membros dos Conselhos em aceitarem participar, e que façamos uma gestão compartilhada em suas decisões e forte em seus propósitos. Obrigado!"

 

Diretoria eleita para o triênio 2021/2023.

Presidente: Silvio Luiz Salazar da Silva

Vice-Presidente: Mariano Ademar Petracco Junior

Diretor Administrativo-Financeiro: Carlos Alberto de Andrade Peixoto

Diretores Executivos: André Santana, Edgar Hernandes Candia Eduardo Antonio da Costa Monteiro Carvalho,

Guilherme Almeida, José Luiz Menezes, Julio Cesar Zago, Varcedi Anflor Pacheco

Membros titulares do Conselho Deliberativo: Alexandre Beck de Souza, Jacob Chamis, José Ângelo Schuvartz,

Odilon Alberto Menezes, Rafael Sacchi, Ricardo A. Figueiredo, Silvio Luiz Salazar da Silva

Suplente do Conselho Deliberativo: Halei Antônio Sartori

Membros do Conselho Fiscal: Daniel Bolsoni, Luís Fernando Schuler da Silva, Rogério Gheller Alves

Publicações Semelhantes